Reunindo música e comida de rua, “Esquenta da Virada Cultural” acontece no Engenho Central de Piracicaba

Evento beneficente organizado em parceria com entidades assistenciais acontece nesta sexta-feira (26) e tem entrada franca

Por Raphael 23/05/2017 - 18:11 hs

O Engenho Central de Piracicaba realiza nesta sexta-feira (26), a partir das 19h no Grande Pátio, o “Esquenta da Virada Cultural”, um evento beneficente realizado numa parceria entre a Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e entidades assistenciais do município um dia antes do início da Virada Cultural. Reunindo diversas opções de comidas de rua e shows de blues, rock, nova MPB e rap, além de apresentações de dança, a iniciativa terá entrada gratuita com a renda obtida pela venda alimentos e bebidas revertida integralmente às instituições participantes. A entrada é franca.

A programação musical da “pré-Virada” contará com as bandas e grupos Rio Grande (blues), Graime e Gordão (rap), Belize e Bermudas (MPB) e Republicados (rock), que subirão ao Palco 01 da Virada Cultural. Todas as bandas participam voluntariamente da iniciativa. Entre alguns dos shows, grupos de dança formados por alunos das oficinas do programa Movimentação Cultural, promovido pela Semac nos Centros Culturais do Parque 1º de Maio, Santa Therezinha, Paulista e Mario Dedini farão apresentações de danças urbanas.

Oito entidades assistenciais de Piracicaba participarão do Esquenta, com diversos tipos de comidas de rua, aproveitando parte da estrutura utilizada na 34ª Festa das Nações, encerrada no último domingo (21). No cardápio poderão ser encontrados bolinhos de carne seca, tacos, nachos e burritos, churros doces e salgados, porções de paellas individuais, espetinhos e porções de batata-frita e de mandioca no cone, pasteis e cachorros-quentes.

A iniciativa é uma ação conjunta da Semac junto à Funjape (Fundação Jaime Pereira), Grupo Escoteiro São Mario, Creche Amas, Apaspi (Associação Pais e Amigos dos Surdos de Piracicaba), Associação Atlética Educando pelo Esporte, Espaço Pipa, Casa do Bom Menino e União Espírita.

“É a primeira vez que uma edição da Virada Cultural no Estado tem uma programação prévia paralela. Fazemos aqui um agradecimento ao Governo do Estado que abriu esta exceção. Parceria é uma palavra que define muito bem esta iniciativa. São entidades assistenciais que dependem de ações como essas para o sustento de suas atividades. Infelizmente, por conta das chuvas durante a Festa das Nações, o movimento acabou prejudicado. Mas com muita criatividade e uma enorme colaboração de todos – governos municipal e estadual, entidades, voluntários, bandas – viabilizamos uma iniciativa que fomenta a solidariedade e a arte produzida em Piracicaba”, disse a secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese.

O Esquenta da Virada Cultural contou com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, que permitiu a viabilização do evento na a mesma estrutura dedicada às atrações principais do Palco 1 da Virada Cultural em Piracicaba, que acontece entre sábado (27) e domingo (28).

Fonte:

Matheus Souza
Assessoria de Comunicação Semac | Setur
Prefeitura Municipal de Piracicaba